sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mac Roça num dia inspirado

A bisteca da copa estava em promoção. Entendo de nada a pouco de cortes. Sei lá de que parte é isso. Mas é mais gordinha que a bisteca convencional. Enfim... Virariam hambúrgueres. Para acompanhar, quiabos grelhados com limão, tomate, maionese de castanha de caju e pão de milho. Tudo feito em casa e com ajuda da Elis que fez uma sonecona e permitiu tudo isso!


Hambúrguer de copa

4 bistecas da copa desossadas e sem o máximo possível de gordura aparente
2 pitadas generosas de sálvia desidratada
2 dentes de alho
1/2 colher de chá de páprica defumada

Coloque tudo no processador com a lâmina de moer e ligue até virar um bolo. Molde hamburgueres com as mãos, fazendo uma bola e achatando. Deixe na geladeira até o momento de usar. Para fritar, coloque-os direto numa frigideira antiaderente sem óleo. A gordura da carne é suficiente. Doure dos dois lados e coloque um fio de água para cozinhar por dentro e dar mais uma corzinha, caso deseje bem passado.

Pão de milho

1x de leite morno
1x de óleo
3 ovos
2x de milho cozido
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de cúrcuma
2 colheres de sopa de fermento biológico seco
1kg farinha de trigo

Bata tudo menos o fermento e a farinha no liquidificador. Junte a mistura aos demais ingredientes e sove até ficar uniforme e levemente pegajosa. Deixe crescer por 30 minutos. Sove novamente. Modele como desejar e deixe crescer por 40 minutos. Asse em forno pré aquecido por 40 minutos a 180 graus.

A parte da sova e descanso sempre faço na máquina de fazer pão. Mas asso em forno convencional. Esta receita é a original. Nesse da foto substituí parte da farinha por quinoa em grãos e fibra de trigo (coisa de 6 colheres, no total). A massa fica leeeeevemente doce, tipo pão de hambúrguer, mesmo. Este é o nosso pão de sanduíche oficial.

A maionese de castanha de caju é do Veganana e é uma delícia inclusive como molho de salada!

Ficou tudo muito gostoso. Se tivesse um pouco de rúcula ou agrião para colocar no meio, teria sido ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário