quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Caruru refogado porque tem dias que só o refogado salva

A intenção era apresentar as Pancs de uma forma mais atraente. Mas a mocinha começou a reclamar quando ainda separava as folhas do caruru. Faltava lavar, deixar de molho pra sair os restinhos de areia, aferventar e picar. Bom, né?! Pra ajudar, as folhas estavam pequenas. Devido ao conjunto da obra, rendeu bem pouco. Acabei juntando umas 5 folhinhas de almeirão e 3 flores de abóbora. Era tudo muito pouco. Não ia render nada muito diferente.

Gostei do sabor do caruru! A textura fica entre couve e espinafre refogados. O sabor é suave, mas com personalidade. Pra ser bem verdadeira, achei mais gostoso que espinafre. Devidamente aprovado, as sementes serão displicentemente jogadas sob o pé de jabuticaba. Algumas outras deixarei secar para usar em pães e bolos. Para saber mais sobre o caruru, tem um post bem completinho no Matos de Comer.


Caruru refogado

1 maço de folhas de caruru
1/2 cebola pequena picada
Sal a gosto
Pimenta a gosto.

Ferva água em uma panela. Coloque as folhas e deixe por três minutos. Escorra e pique. Despreze esta água que está cheia de antinutrientes que dificultam a absorção de cálcio, entre outros. Doure a cebola num fio de azeite. Junte o caruru e os temperos. Já está cozido, então mexa mais para misturar os temperos e secar a água.

Pode ser comido simples assim ou empregado em qualquer receita que levaria espinafre, por exemplo.


Foi para a mesa com feijão de corda verde ensopado (divino! Super saboroso e levemente amanteigado), arroz e frango e abóbora assados com alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário